quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Industria

A Economia da República Popular da China é a quarta maior do mundo, com mais de 2,2 trilhões de dólares representando quase 1/2 da economia japonesa(a segunda maior do globo).
Por seu volume a China participa com 13% da economia mundial e 21% da população do planeta. Já é a maior produtora de alimentos e manufaturas do globo, perdendo apenas no valor mundial para os EUA na mineração e no setor de serviços.
A República Popular da China faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

Setor industrial
No setor industrial a China ultrapassou seus maiores concorrentes se tornando a maior potência industrial do mundo contemporâneo, em alguns setores de ponta como computadores, eletrodomésticos e aço a China já é de longe o maior produtor e consumidor mundial.
Na mineração, o país se tornou o maior produtor de carvão com mais de 1,7 bilhão de toneladas aumentando em muito também a produção de petróleo e ferro (1º do mundo). É também o maior consumidor mundial de carvão, que assegura dois terços das necessidades energéticas do país[1].
O término da hidrelétrica de Três Gargantas permitira ao país aumentar bastante o fornecimento de energia hidroelétrica, vital para a contínua expansão da indústria e dos centros urbanos.
Os fatores que mais contribuíram para esse forte desenvolvimento econômico devesse a forte centralização da política nas mãos do partido comunista que aderindo a economia de mercado e controlando as relações de trabalho criara condições para os maciços investimentos estrangeiros no país (em 2004 a China tornou-se o maior absorvidor de recursos externos do planeta), aliado à mão-de-obra abudante e barata além de razoavelmente qualificada, bem como os vastos recursos minerais permitiu um rápido crescimento de todos os setores da economia. Outro fator determinante foi a taxa de poupança do país que esta em torno de 30% do PNB, contribuindo para os maciços investimentos em bens fixos.
Os maiores problemas da economia chinesa são a crescente falta de mão-de-obra qualificada, o aumento da dependência de recursos energéticos externos (principalmente o petróleo) e a instabilidade política criada pelo enfraquecimento do controle central do partido comunista.
Crescendo 9,5% ao ano nos últimos tempos, a China vem se afirmando no futuro próximo como a maior economia do globo, prevendo superar o EUA entre 2020 e 2040.

Nenhum comentário: